Abençoou Deus o Sétimo Dia



Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. (Genesis 2:3)

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. (Exodus 20:8)

Porque em seis dias fez YHWH o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso YHWH abençoou o dia do sábado, e o santificou. (Exodus 20:11)

Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente será morto; porque qualquer que nele fizer algum trabalho, aquela alma será exterminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado de descanso solene, santo ao Senhor YHWH; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto. (Exodus 31:14,15)

Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez YHWH o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério. (Exodus 31:16,17)

Guarda o dia do sábado, para o santificar, como te ordenou o YHWH teu Deus; seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor YHWH teu Deus; nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem assim como tu. Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o YHWH teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o YHWH teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado. (Deuteronomy 5:12-15)

Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. (Hebrews 4:9,10)