Pirkei Avot


Pirkei Avot (literalmente, "Capítulos dos Pais", e, geralmente chamados de "Avot") é um tratado da Mishná composto de máximas éticas do período Mishnaico. Este tratado contém cinco capítulos é muitas das vezes é chamado de "Ética dos Pais".

O texto da presente edição do Avot é uma tradução parafraseada em linguagem idiomática dos escritos de Mar Dalin II e várias outras traduções do mesmo. A numeração dos "versos" é diferente do que o da Avot tradicional, na sequência do que Mar Dalin II. Mar Dalin III incluiu o Pirkei Avot em sua edição da Peshitta.


Capítulo 1

1. Mar-Yah [YHWH] deu Mosha a Torá no Sinai e Mosha entregou-a para Yoshua. Yoshua entregou-a aos Anciãos, os Anciãos aos Profetas, e os Profetas confiou aos Homens da Grande Assembléia. Os Homens da Grande Assembléia sempre dizia estas três coisas: Seja cauteloso no julgamento. Estabeleca muitos discípulos. E construir uma cerca de proteção em torno da Torá.

2. O mundo está em três coisas: a Torá, o serviço de Elohim, e boas ações.

3. Não seja como um escravo, que serve seu mestre por causa do pagamento. Em vez disso, seja como um escravo que serve o seu adon e não espera qualquer tipo de pagamento. E, tendo esta certa atitude vai conquista-lher uma maior reverência por aquilo que é kadosh.

4. Você deve gerenciar a sua casa como um local de encontro para os professores sábios na maneira do Mshikha, aplicar o pó dos seus sapatos para os de sua preferência, e beba com vontade de suas palavras, pois o que eles ensinam, sendo de Elohim, são como correntes de água refrescante.

5. Mantenha as portas de sua casa abertas a todos os povos, e permita que os mais desfavorecidos para se tornarem membros do seu agregado familiar. E não gastem tempo falando de tópicos desnecessários na conversa e não compartilhar das fofocas das mulheres. Aquele que faz partes nas fofocas dos outros faz um grande mal a si mesmo, a ponto de negligenciar o estudo da Torá, e, no final, herdará um campo de resíduos (fezes).

6. Seu professor deve ser o seu amigo, e você deve pensar bem de todas as pessoas, tanto quanto possível.

7. Mantenha uma distância de todos aqueles que desejam estragar os bons hábitos, não se apegem à uma pessoa iníqua, e não abandone a crença na justiça.

8. Amar o trabalho, ser contra aqueles que desejam ser adon sobre os outros, e evitar o excesso de confiança com o próprio governo.

9. Ser estudiosos, e cauteloso com suas palavras. Porque você pode ser exilado para um lugar habitado por elementos do mal onde eles irão alterar as suas palavras para atender seus próprios propósitos malignos. O talmidim que virão depois, então você vai beber dessas águas do mal e, assim, eles vão ser destruídos, e todas as coisas que a Sabedoria chama de kadosh e sagrado será profanado.

10. Seja como o talmidim de Aaron. Aaron era alguém que amava a shalom, um perseguidor de shalom, que amava toda a criação e os atraia para da perto de Torá.

11 Aquele que deseja promover o seu próprio nome vai acabar destruindo-o. Aquele que não aumentar, diminui. Aquele que não aprender não é merecedor da vida. E qualquer um que diminui a coroa da Torá e ensina aos outros o mesmo será chamado o menor no Reino.

12. Se eu não for por mim, que é para mim? E se eu sou só por mim, que sou eu? E se não agora, quando?

13. Faça o estudo da Torá como uma luz eterna dentro de sua alma. Falar pouco e fazer muito. Deixe a luz da Torá brilhar de sua alma para todos os povos. Mantenha longe de duvidar de seu coração e mente, e não se acostumará a beliscar a partir de seus próprios dízimos.

14. Por três coisas que o mundo é sustentado: a verdade torah, e shalom. Como se afirma no Zekhari'a 8:16, "Você deve administrar verdade e julgamento de shalom em seus portões."

Capítulo 2

1. Qual é o caminho certo que o homem escolhe para si mesmo? Tudo o que é de acordo com o Caminho do Mshikha.

2. Ser tão vigilante com um mandamento pequeno como com um dos mais importante, pois você não sabe as recompensas completas dos mandamentos. Considere o custo de um mandamento contra as suas recompensas, e as recompensas de desobediência contra seu custo. Para Maran Yeshua disse, "quem rejeita um destes pequenos mandamentos, e assim ensinar aos filhos dos homens, por a isso, será chamado o menor no reino dos céus, mas aqueles que os observar e ensina pois será chamado grande no Reino dos Céus. Pois eu vos digo que, se vossa justiça não exceder mais do que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. "

3. Refleta sobre essas três coisas, e você não vai para as mãos da transgressão: Saiba o que está acima de você: um olho que vê, um ouvido atento, e todas as suas ações sendo inscrito em um livro.

4. Bonito é o estudo da Torá e do trabalho das mãos, para a labuta de ambos faz com que o pecado seja minúsculo. No final, todo o estudo da Torá que não é acompanhado com o trabalho é destinado a cessar o pecado entra pela porta de um coração.

5. Aqueles que trabalham dentro da comunidade deve fazê-lo por causa do Céu, porque então as pessoas que vivem na comunidade aprende a justiça, ea sua justiça durará para sempre.

6. Você não deve retirar-se da comunidade. Não seja crítico de ninguém até que você fique em seu lugar. Não diga algo que não é facilmente compreendido, na crença de que ele acabará por ser compreendido. E nunca dizer "Quando eu me livrar das minhas atividades diárias, vou estudar a Torá,'' para que por acaso você nunca vai se libertar e ao estudo da Torá será negligenciado e o pecado entrará na porta do seu coração.

7. Quando você aumenta as posses, você aumenta preocupação, mas quando você aumenta Torá, você aumenta a vida, aquele que aumenta estudo, aumenta a sabedoria, aquele que aumenta a direção dos outros, aumenta a compreensão, aquele que aumenta a caridade, aumenta a shalom. Aquele que adquire as palavras da Torá, adquiriu vida no Mundo Vindouro. Se você aprendeu Torá muito, nunca tomar o crédito para si, pois é para isso que você foi chamado.

8. A honra de seu companheiro deve ser o mais valioso para você como a de seu próprio país, e não ser fácil de raiva. Aqueça-se pelo fogo do sábio, mas tenha cuidado para que você não seja queimado por suas brasas, pois sua mordida é a mordida de uma raposa, sua picada é a picada de um escorpião, suas assobio é o silvo de uma serpente, e todos os seus palavras são como brasas ardentes.

9. As posses de seu próximo deve ser tão precioso para você como a de seu próprio país. Aperfeiçoar-se para o estudo da Torá, pois não é uma herança para você. E todos os seus atos deve ser por causa do céu.

10. Ser escrupuloso com reverência para a recitação do Sh'ma e com a própria oração. Quando orardes, não permitem que suas orações se torne flácida ou de rotina.

11. Seja diligente no estudo da Torá. Saiba o que responder a um herege. E saber antes quem trabalham, e quem é o seu empregador, que vai pagar a recompensa de seu trabalho. O dia é curto, o trabalho é muito, os trabalhadores são preguiçosos, a recompensa é grande, e o Mestre é premente.

12. Não cabe em cima de você para terminar a tarefa que começou, mas vocês também não são livres para libertar-se de que antes de ter sido concluído. Se você aprendeu Torá muito, você será muito recompensado, e seu empregador pode ser invocada a pagar-lhe a recompensa de todos os seus trabalhos. E lembre-se sempre que a recompensa do justo é no Mundo Vindouro.

Capítulo 3

1. Reflita sobre três coisas e você não ira para das mãos de transgressão. Saber de onde você veio, para onde está indo, e diante de quem você está destinado a dar um julgamento e contabilidade. De onde você veio - a partir de uma pequena gota ; onde você está indo - para um lugar de pó, larvas e vermes, e diante de quem você está destinado a dar um julgamento e prstação de conta - antes do supremo Rei dos Reis, o Santo, bendito seja.

2. Ore por honestidade dentro do governo, pois se não fosse o medo de sua autoridade, um homem iria comer o seu vizinho vivo.

3. Dois que se sentam e a palavras da Torá não passar entre eles, este é uma sessão de escarnecedores, como se afirma, "E em uma sessão de escarnecedores ele não se sentará (Salmos 1:1). Mas dois que sentar e trocar palavras da Torá, a Presença Divina repousa entre eles, como se afirma, "Então, aqueles que têm a reverência a Elohim conversava com o outro, e Elohim ouviu e escutou, e foi inscrito diante dele em um livro de lembrança para aqueles que reverenciar a Elohim e dar pensado para o Seu Nome "(Malaquias 3:16). A partir disso, eu só sei a respeito de dois indivíduos, como é que eu sei que mesmo um único indivíduo que se senta e se ocupa com a Torá, Elohim designa recompensa para ele? A partir do versículo: "Ele senta-se sozinho em silêncio meditativo, na verdade, ele recebe [recompensa] para ele" (Lamentações 3:27).

4. Aquele que aceita sobre si o jugo da Torá está isenta do jugo dos deveres do governo e do jugo de preocupações mundanas, mas uma que lança fora o jugo da Torá é selado com o jugo dos deveres do governo e do jugo de preocupações mundanas.

5. Dê-lhe o que é seu, para você, e tudo o que é seu, são Seus. Como David diz: "Porque tudo vem de Ti, e de sua própria mão que damos a Você" (1 Crônicas 29:14).

6. Qualquer pessoa que esquece até mesmo uma única palavra de sua aprendizagem na Torá, a Torá considera como se tivesse perdido um minuto da sua vida. Como se afirma, "Esteja atento, e estar em guarda para a sua alma, para que não se esqueça das coisas que os seus olhos viram" (Deuteronômio 04:09). Alguém pode pensar que isso se aplica também a quem se esqueceu, porque seus estudos provou ser muito complicado para ele, mas o versículo continua a dizer-nos "e para não serem removidos de seu coração, durante todos os dias de sua vida." Por isso, não se entregue a sua vida a menos que ele deliberadamente remove-los do seu coração.

7. Aquele que é agradável a seus semelhantes é agradável a Elohim. Mas aquele que não é agradável para os seus semelhantes, não é agradável a Elohim.

8. Aquele que profana as coisas santas consagradas para o serviço de Elohim, degrada os Dias kadoshim, humilhar seu amigo em público, anula a aliança de nosso pai Abraão, quem interpreta a Torá ou contrário o seu verdadeiro significado e os antepassados ​​--- embora ele possa possuir conhecimentos e boas ações, ele pode acabar não tendo nenhuma parte no Mundo Vindouro.

9. Tradição é uma cerca de segurança para a Torá, o dízimo uma cerca de segurança para a riqueza, votos de uma cerca de segurança para auto-contetamento, uma cerca de segurança para a sabedoria é o silêncio.

10. Amado é o homem, pois ele foi criado à imagem de Elohim, é um sinal de amor ainda maior que foi dado a conhecer a ele que ele foi criado à imagem, como se diz, " a imagem de Elohim , Ele fez o homem "(Gênesis 9:6). Amada é a Casa de Israel, porque eles são chamados de filhos de Elohim, é um sinal de amor ainda maior que foi dado a conhecer a eles que eles são chamados de filhos de Elohim, como está escrito: "Vocês são filhos de Mar -Yah, teu Elohim "(Deuteronômio 14:1). Amado é a Casa de Israel, porque foi dado um tesouro precioso, que é um sinal de amor ainda maior que foi dado a conhecer a eles que eles receberam um artigo precioso, como é afirmado: "Eu te dei um boa compra; Minha Torá, não abandoná-lo" (Provérbios 04:02).

11. Se não há Torá, não há decência; se não houver decência, não há Tora. Se não há sabedoria, não há reverência a Elohim, se não há reverência a Elohim, não há sabedoria. [[Dalin acrescenta: ". Se não há Torá não há Kehilah"]]

12. Aquele cuja sabedoria é maior do que as suas obras, o que é comparável a ele? Com uma árvore com muitos ramos e raízes poucas; vem uma tempestade e arranca a árvore, e transforma-lo em seu rosto. Como se afirma, "Ele será como uma árvore solitária em um terreno baldio, e não verá quando vem bom, ele morará seca no deserto, uma terra de sal, desabitada" (Jeremias 17:6). Mas uma cujas ações são maiores do que a sua sabedoria, o que é ele comparou? Para uma árvore com muitas raízes e galhos poucos, a quem todas as tempestades do mundo não pode se mover de seu lugar. Como está escrito: "Ele é como a árvore plantada sobre a água, que espalha as suas raízes para o ribeiro; não teme quando vem o calor, cuja folha é sempre exuberante, que não se preocupa em um ano de seca, e não deixa de produzir fruto "(Jeremias 17:8).

Capítulo 4

1. Sábios são aqueles que aprendem com um homem justo. Como é afirmado (Salmos 119:99): "De todos os meus professores que têm crescido sábio, pois seus testemunhos são a minha meditação."

2. O homem forte é aquele que domina as suas más inclinações. Como é afirmado (Provérbios 16:32), "Melhor um que é lento para a ira do que um com poder, aquele que domina o seu espírito do que o seqüestrador de uma cidade."

3. O homem rico é aquele que está satisfeito com o seu quinhão. Como é afirmado (Salmos 128:2): "Se você comer de labuta de suas mãos, a sorte é você, e é bom para você", "sorte é você" neste mundo ", e é bom para você" no Mundo Vindouro.

4. O homem honrado é aquele que honra os seus semelhantes. Como se afirma (I Samuel 2:30): "Para aqueles que me honram, eu conceder honra; aqueles que mim desprezam será humilhado."

5. Executar a seguir um pequeno mitzvah, e fugir de todo o pecado. Pois uma mitsvá traz outra mitsvá, e um pecado traz mais pecado. Para a recompensa de observar Torá é a vida, ea recompensa do pecado é a morte.

6. Quem profana o nome divino secretamente, é punido em público. Em relação à profanação do nome, os maus e os negligentes simplesmente são a mesma coisa.

7. Aquele que aprende Torá com o objetivo de ensinar os outros é dada a oportunidade de aprender e ensinar. Aquele que aprende, a fim de fazer, é dada a oportunidade de aprender, ensinar, observar e fazer.

8. Não separar-se de sua comunidade. Não faça a Torá uma coroa para aumentar sua fama. Aquele que faz uso pessoal da Coroa da Torah deve afastar-se desta vida. Assim, aquele que se beneficia-se das sagradas palavras da Torá, remove a sua vida a partir do mundo do mal.

9. Aquele que respeita a Torah, será honrado pelo povo, quem desonra a Torá, ele próprio será desonrado pelo povo.

10. Não enviam um acórdão próprias mãos, pois não há um que é qualificado para julgar por suas próprias mãos, apenas o Uno. E não dizer: "Você deve concordar com as minhas opiniões", por isso não está de acordo com o Caminho da Mshikha.

11. Aquele que cumpre a Torá na pobreza, em última análise, cumprirá na riqueza, e quem negligencia a Torá na riqueza, acabará por negligenciá-la na pobreza.

12. Envolver-se modestamente em assuntos seculares, e ocupar-se com a Torá, tanto quanto possível. Seja humilde, diantes de cada pessoa que conhecer. Se você negligenciar aTorá, haverá muitas causas mais para negligênciar antes de você, se você trabalha a cada dia na Torá, há muito recompensa esperando por você desde o armazém do pai.

13. Alguns dos pais ensinaram que quem cumpre uma mitsvá, adquire para si mesmo um anjo-advogado, aquele que comete um pecado, adquire contra si mesmo um anjo-acusador. Penitência e boas ações agir como um protetor contra más inclinações.

14. Cada encontro que é para o bem do Céu, vai suportar com bênçãos; cada encontro que não é para o bem do Céu, não vai receber bênçãos.

15. A dignidade do aluno deve ser tão valioso para você como o seu próprio, a dignidade de seu amigo, como seu temor de seu professor, e seu temor de seu professor como seu temor dos Céus.

16. Tenha cuidado com seus estudos na Torá, pois, de acordo com o ensinamento dos antepassados ​​na fé, um erro de aprendizagem é equivalente a um pecado voluntário.

17. Há três coroas - A coroa da Torá, a coroa do sacerdócio ea coroa de domínio.

18. Banir-se a um lugar de Torá em uma base regular, não dizem que a Torá virão atrás de você, que você ou seus amigos só vai ajudá-lo a aprender com ele. Não confie em seu próprio entendimento.

19. Seja o primeiro a cumprimentar cada homem. Seja um rabo de leões, em vez de uma cabeça de raposas.

20. Quando cair o teu inimigo, não se alegram, quando ele tropeça, não permita que seu coração seja cheio de alegria - para que Elohim não ver, e ele vai ser desagradável em seus olhos, e Ele irá transformar a sua ira dele para você. (Provérbios 24:17-18).

21. Aquele que aprende Torá durante sua juventude é como tinta inscrito em papel novo. Aquele que aprende Torá durante seus anos de idosos é como tinta inscrito em papel utilizado.

22. Aqueles que nascem vão morrer, e os mortos viverão. A vida vai ser julgado, para aprender, ensinar e compreender que Mar-Yah é Elohim, Ele é o primeiro, Ele é o criador, Ele é o comprehender, Ele é o juiz, Ele é a testemunha, Ele é o autor , e Ele vai julgar.

23. Não permita que o seu coração para convencê-lo de que a morte é a sua fuga, pois contra a sua vontade você está formado, contra a sua vontade de você nascer, contra a sua vontade você mora, contra a sua vontade de morrer, e contra a sua vontade você está destinado a um julgamento e contábil diante do rei dos reis, o kadosh, bendito seja.

Capítulo 5

1. Um homem sábio não deve falar antes de um que é maior do que ele na sabedoria ou idade. Ele não deve interromper as palavras de seu irmão. Ele não é rápido para responder. Suas perguntas nunca são fora do tópico e suas respostas são para o ponto. Ele responde a primeiras coisas primeiro e às coisas últimas posteriomente. O homem sábio não se envolve em boatos. Ele sempre adere à verdade.

2. Quando algum dízimo e outros negligenciam a lei sobre o dízimo, uma fome causada pela desordem segue: alguns estão com fome, outros têm sua suficiência de alimentos. Quando todo mundo esquece de dar o dízimo, uma fome pela seca segue.

3. A espada vem ao mundo por atraso na justiça, atos fraudulentos e por aqueles que interpretam mal aTorá. Derramamento de sangue por animais selvagens vem ao mundo por causa de juramentos falsos e a profanação do Nome de Elohim. Exílio vem ao mundo pela idolatria, a promiscuidade sexual, assassinato e todas as formas do abandono da mitsvot.

4. Há quatro tipos de pessoas que contribuem para a caridade. Aquele que quer dar, mas não quer que os outros a dar - é inveja dos outros. Aquele que quer que os outros devem dar, mas não quer dar - é inveja –se de si mesmo. Quem quer que ele, assim como os outros devam dar, é uma pessoa justa. Aquele que quer nem ele nem os outros a de, é uma pessoa má.

5. Qualquer amor que é dependente de alguma coisa - quando a coisa deixa, o amor também cessa. Mas nunca um amor que não depende de nada cessa. O que é um exemplo de um amor que é dependente de alguma coisa? O amor de Amnon por Tamar. E um que não é dependente de alguma coisa? O amor de Davi e Jônatas.

6. Aquele que faz com que a comunidade seja louvável, não há pecado virá pela mão dele. Aquele que faz com que a comunidade de caia em pecado, é adiada a sua oportunidade de se arrepender e, portanto, tem listras mais do que seu irmão, que ensina a justiça dentro da comunidade.

7. Quem possui as seguintes três características é dos talmidim de nosso pai Abraão, e quem possui as três características opostas é dos talmidim de maldade. A discípulos de nosso pai Abraão tem um olho bom, um espírito manso e uma alma humilde. O talmidim de maldade tem um olho do mal, um espírito altivo e uma alma bruta. O discípulos de nosso benefício pai Abraão neste mundo e herdar o Mundo Vindouro, e como se afirma, "Para dar aos que me amam existe, e seus tesouros vou encher" (Provérbios 08:21). O talmidim de maldade herdar listras insuportáveis ​​e cair nos poços mais escuros do Sheol, como é ensinado ", e tu, Elohim, lançá-los no poço de destruição,. Homens de sangue e não confiáveis, não devem atingir metade dos seus dias E eu deve confiar em você ".

8. Seja ousado como um leopardo, leve como uma águia, fugaz como um cervo e poderoso como um leão para fazer a vontade de vosso Pai que está nos céus. O sem vergonha - o Sheol, o reservado - para o Paraíso. Consistente com a dor é o ganho.

9. Que seja a Tua vontade, Mar-Yah nosso Elohim e Elohim de nossos pais, que o Templo Sagrado seja reconstruído rapidamente em nossos dias, e concede-nos a nossa parte em sua Torá.